sábado, 26 de setembro de 2009

A Vida Privada da Obra de Arte




Algumas das grandes obras de Arte possuem uma história particular por vezes mais interessante que a própria história dos artistas que as produziram. Uma história de resistência e sobrevivência às ameaças do tempo e das pessoas.
"A Ressurreição" , afresco de Piero della Francesca e "A Santa Ceia", de Leonardo da Vinci, por exemplo, escaparam por um triz dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.


"A Primavera", de Botticelli, foi criada para ser um presente de casamento e para ornamentar a parede do quarto do casal: cheia de simbologia, teria um função subliminar de ajudar o casal, bastante jovem, nos procedimentos sexuais do casamento.
A belíssima modelo da "Vênus", de Velazquez, teria sido uma amante italiana do pintor, quando este viveu por 3 anos na Itália.

Baseada em uma longa série da BBC de Londres, eu organizei um curso em 10 aulas onde conheceremos cada detalhe das obras escolhidas: a que se destinavam, o procedimento técnico utilizado na sua confecção, as polêmicas causadas, as ameaças do tempo e das guerras, os fatos e pessoas responsáveis por sua sobrevivência.
São elas:
07/10: ‘A RESSURREIÇÃO’ Piero della Francesca
14/10: ‘A SANTA CEIA’ Leonardo da Vinci
21/10: ‘PRIMAVERA’ de Botticelli
28/10: ‘VÊNUS’ Velazquez
04/11: ‘A RONDA NOTURNA’ Rembrandt
11/11: ‘3 DE MAIO DE 1808’ Goya
18/11: ‘LIBERDADE GUIANDO O POVO’ Delacroix
25/11: ‘O BEIJO’ Rodin
09/12: ‘DOMINGO NO GRAND JATTE’ Seurat
15/12: ‘O GRITO’ Munch

O Curso vai acontecer todas as QUARTAS , das 19:00 às 21:00, no ESPAÇO TELEZOOM do Leblon, no Rio de Janeiro.
Inscrições e informaçõe nos telefones
(21)3435-1617 e 3435-1588

3 comentários:

  1. Na Primavera há a imagem de uma da smulheres que de sua boca saem flores. Isso seria a referência do pintor a sua belíssima musa, que morreria de tuberculose pulmonar. Você confirma a lenda? Belíssimo curso. Marcio

    ResponderExcluir
  2. Então, Márcio, a figura coma as flores na boca é a ninfa Clóris que está sendo abraçada pelo vento Zéfiro que, ao possuí-la à força, vai transformá-la em Folra, a divindade encarregada de distribuir as flores na primavera: é a moça ao lado, com o vestido florido. Sobre essa lenda não tenho maiores informações, mas é uma boa dica pr pesquisar! obrigada!

    ResponderExcluir